Livro: Quem é você, Alasca?

3

Recentemente terminei de ler um livro que muitos de vocês já devem conhecer ou ao menos ter ouvido falar: Quem é você Alasca? de John Green (ou João Verde para os “migos”). Peguei esse livro emprestado, antes de ir para a minha saga na Bienal do Livro de SP, pois queria ler algo que não fosse um romance com final feliz que me faz chorar rios e me perguntar por que ninguém me ama. Acabei de lê-lo há uns 2 dias e acho que nunca li nada tão profundo e devastador como esse livro.

O livro conta a história de Miles Halter que decide ir para um  novo colégio e lá faz dois grandes amigos: Chip e Alasca Young. Lá eles vivem várias aventuras e planejam diversos trotes. Miles é apaixonados por últimas palavras e o motivo dele querer mudar de escola foi o fato de ele sair em busca do seu “grande talvez”. Ele acaba se apaixonado por Alasca. Um amor meio platônico. A história vai se desenrolando e alguns segredos vão sendo revelados até o grande ápice.

Eu não conhecia nenhum livro do Green mas já tinha ouvido muitas pessoas dizendo que ele era o melhor livro que elas já tinha lido e blá blá blá então tive que conferir.Realmente a história é muito bonita. Tão bonita que quando acabou eu precisei de um tempo para pensar e rever questões sobre a minha vida. Apesar de se passar em um ambiente escolar com personagens jovens em nenhum momento há situações bobas e infantis, pelo contrário, há muita cena onde cigarro e bebidas são o que, digamos, agitam toda a situação.

A coisa que eu mais gostei foi a escrita do John. Impecável. O modo como ele descreve as cenas e as relações entre os personagens ou até mesmo a divisão dos capítulos e os fatos que movem toda a história. Não fica cansativo, e no fim você fica se perguntando se acabou mesmo. “Quem é você Alasca?” é com certeza um dos melhores livros que eu já li, mas não posso construir uma opinião concreta sobre o autor pois é o primeiro livro que leio dele.Se quer algo para refletir e fugir dos clichês, leia esse e se você desvendar quem é Alasca Young de verdade, volte aqui pra me contar.

Deixe um comentário

