Livro: As Vantagens de Ser Invisível

perks

O que dizer desse livro, meu Deus?

Contrariando a lei da vida, eu assisti esse filme antes de ler o livro. Me condenem. Depois baixei o livro no pc e li mais ou menos até a metade quando o meu notebook resolveu morrer e eu perdi tudo (carinha ironicamente feliz). Bom, como eu comprei ele na Bienal desse ano porque tinha me identificado muito (muito) com a história.

O livro conta a história de Charlie por meio de cartas que ele escreve a um amigo não identificado, que é basicamente a pessoa que está lendo o livro. Charlie tem 15 anos, é um menino cheio de complexos e que acabou de entrar no ensino médio. Ele conta por essas cartas todas as coisas novas que estão acontecendo na vida dele e como ele se sente em relação às coisas que estão acontecendo com ele e com seus novos amigos. O livro é dividido em 4 partes, todas narradas pelo ponto de vista de Charlie.

Não sei se vou conseguir descrever o meu amor por esse livro. A vida de Charlie é, em muitos pontos, muito parecida com a minha e muito do que ele escreve seria exatamente o que eu escreveria. A narrativa é muito fácil. Daquelas que dá vontade escrever também, sabe? É uma história muito sensível e cheia de fatos que ficam subentendidos e que ditam o rumo das coisas.

É um livro para quem quer pensar sobre a vida. Super hiper recomendo o livro e o filme, com a atuação linda e maravilhosa da Emma Watson e Logan Lerman.

“Só queria que Deus, ou meus pais, ou minha irmã, ou alguém, me dissesse o que há de errado comigo. Que me dissesse como ser diferente de uma forma que faça sentido. Que fizesse tudo isso passar. E desaparecer. Sei que é errado, porque a responsabilidade é minha, e sei que as coisas pioram antes de melhorarem porque é o que diz meu psiquiatra, mas essa fase pior está grande demais para mim.”

Deixe um comentário

