Livro: A Culpa é das Estrelas

13Acho que nem preciso falar muito desse livro, não é mesmo?! Eu demorei muito tempo para ler A Culpa é das Estrelas, de John Green, só porque todo mundo estava lendo. Mas enfim, deu pra entender o motivo de ter virado o sucesso que é. Sei que já tinha cumprido minha meta de livros desse ano, mas não consegui ficar sem ler nada.

O livro conta a história, ou parte dela, da Hazel Grace, que tem um câncer terminal nos pulmões. Ela conhece o Augustus Waters, no Grupo de Apoio e os dois acabam se apaixonando. Augustus, ou Gus, também teve um câncer e não possui parte da perna. Na história, Hazel ama um livro chamado “Uma Aflição Imperial” na qual termina no meio de uma frase, ou seja, o livro não tem um final, então ela e Gus vão atrás do autor em Amsterdã para tentar descobrir como o livro continua. Em meio a tudo isso os dois vão ficando mais próximos, até que Gus descobre que seu câncer voltou e tomou parte de todo o seu corpo. A partir daí os dois tem que enfrentar todas as dificuldades juntos lutando por suas vidas.

A narrativa do livro é muito boa, com um vocabulário bem elaborado porém leve. Os diálogos são bem inteligentes e o livro em si, apesar de seu tom um dramático, é muito bonito e tocante. Eu já tinha lido algumas coisas do “João Verde” antes e gostei bastante da escrita dele. Não foi tão emocionante pra mim porque eu meio que já sabia o final, graças à linda internet e seus spoilers, mas amei de qualquer forma. Não posso dizer o mesmo para o filme, já que chorei um pouco (talvez muito) e que é uma das melhores adaptações que eu já vi . Mas, leiam.

Separei um trecho que eu gostei muito pra vocês:

Estou apaixonado por você e não estou disposto a negar o simples prazer de dizer algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim e que haverá um dia em que que tudo o que fizemos voltará ao pó, e eu sei que o Sol irá engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.

– Augustus Waters

Trailer do filme:

Deixe um comentário

