Ruivices: Tons de ruivo

~Esse post é baseado nos meus conhecimentos práticos e nada aqui é uma verdade absoluta, pode ser que outras pessoas tenham obtido resultados diferentes.~

Desde a primeira vez que pensei em pintar meu cabelo de ruivo a coisa que eu mais fiz foi pesquisar. Não achava que ruivo ficaria bem na minha pele amarelada, mas no final das contas deu super certo. Pra começo de conversa, pare de achar que o ruivo não vai ficar bem em você, e se você quer pintar então se joga! Sério, você só vai saber se testar. E se não gostar as tintas e hidratantes estão aí pra desfazer as coisas, não é mesmo?

O ruivo é uma cor que dependendo da cor do cabelo vai precisar sim de descoloração. E ele desbota bastante dependendo da tinta. Aconselho o uso de tonalizantes entre o intervalo de uma coloração e outra. (Falei aqui de como tonalizo o meu com anilina). Fiz todo o processo em casa, com a ajuda da minha mãe, mas fazer em um salão com profissionais é sempre mais aconselhado. Hoje eu retoco a raiz 1 vez por mês sem descolorir, mas no inicio do processo (que não deu tão certo assim logo de cara) eu descolori até um tom amarelo.

Existem muuuitas marcas e tons de tintas ruivas no mercado e não há como eu dizer qual a melhor porque isso vai depender de vários fatores como a disponibilidade da tinta nas lojas (já que as consideradas “melhores” são profissionais), o tom que você escolher, o preço que você vai querer pagar, enfim. Eu uso a Elisafer 8.34 + ox 30 e sou muito feliz com ela há uns 5 meses. Ela está na faixa dos 15 reais.

Separei aqui algo tipo um guia para quem ainda está decidindo entrar nesse mundo de ruivices e não sabe que tom escolher. Mas antes de comprar a tinta você precisa saber o que os números na caixinha significam.0Para os tons de ruivo a cor base fica sempre entre o número 6, que são os ruivos mais castanhos escuro, ao 9, que são os ruivos mais claros próximos ao loiro.

Depois de escolher o tom base os efeitos ficam por conta dos reflexos, que são os números após o ponto. Os ruivos ficam entre a variação/mistura do 3 e do 6. A minha, por exemplo é 8.34, ou seja é um loiro claro com reflexos dourado e acobreado. Deu pra entender? E se você for pintar por cima de uma base já colorida, ruiva ou não, isso também vai influenciar na cor final.

Aqui estão alguns tons de ruivo mais comuns (existem muitas varições):

Pra quem tem cabelo preto e não quer colocar o laranja logo de cara, pode optar por um 7.4 que é mais castanho (foto 8). Quem tem o cabelo loiro já pode ir logo para um 9.4 (foto 3 e 5). Para um ruivo com aparência natural (foto 1 e 2) já nos tons 9.34 ou  8.34 que fica entre os tons da foto 2 e 3. Tem também as cores “fantasia” (foto 4) que existem marcas específicas para esses tons e os cereja (foto 7) é mais para o 6.66 ou 8.66. Existem, ainda, os mixs que são apenas “o número após o ponto” tipo o 0.43, o 0.33 que são para misturar na tinta e tonificar o efeito.

Não vou indicar tintas, mas as mais conhecidas (e mais caras) são a Marijel, Yellow, Igora e Keune, que são profissionais. Como eu disse, eu uso a Elisafer que também “profissional” e gosto muito.

Quanto aos tonalizantes, já testei o C. Kamura, e não gostei porque desbota muito rápido e não vale a pena. Uso anilina para madeira + creme hidratante e controlo a cor que eu quero e me dou super bem.

Fiz uma outra tabelinha com as cores que eu já tive no meu cabelo para mostrar que não é preciso manter a mesma cor a vida toda. Algumas vezes o ruivo desbotou tanto que ficou loiro, outras que ficou muito vermelho, e por aí vai. A cor natural do meu cabelo é um castanho bem escuro.

evolution

Bom, é isso. Espero ter ajudado. O post ficou beeem longo, mas acho que deu pra entender um pouco. 😀

4 comentários sobre “Ruivices: Tons de ruivo

  1. Ola, eu gostaria de saber qual foi a tinta que vc usou que desbotou o seu cabelo para o loiro da 2 foto (da esquerda pra direita). Eu uso um 7.4 da majirel mas to querendo muito clarear ele pra quase um loiro e não sei o que fazer 😦

    1. Oi Carol,
      Eu não me lembro exatamente a numeração porque usei váaarias até achar a minha cor atual e essa foto é um pouco antiga. Lembro vagamente que cheguei nesse loiro por falta de manutenção, sem tonalizar, sabe? E antes eu descoloria a raiz antes de retocar (não aconselho e não é necessário) por isso sempre voltava pro loiro.
      Se você quer clarear deixa desbotar bem a cor que está, porque tinta não clareia tinta, e joga um 8.34 ou 9.4.
      Depois me fala se deu certo 😉

Deixe um comentário

