Anilina no cabelo

Esse é um assunto um pouco ~polêmico~ mas gostaria de contar um pouco da minha experiência utilizando anilina nos cabelos e esclarecer algumas dúvidas. Lembrando que estou expondo minha opinião.

O que é anilina?

Com uma breve pesquisa na internet é possível encontrar milhares de matérias, posts e fóruns falando da tal da anilina que vai nos cabelos. Mas afinal o que é anilina e por que as pessoas passam no cabelo? Antes de dizer qualquer coisa é bom deixar claro que a anilina utilizada é a de MADEIRA. Apenas a de madeira. Anilina é um corante que não é para uso em pessoas mas é utilizado como tintura. É muito popular porque é muito barato, tem pigmentação forte e traz resultados positivos para os amantes dos cabelos coloridos. Pode ser encontrada em papelarias por mais ou menos R$ 3.

Riscos

Sabe-se que é sempre perigoso utilizar produtos que não são para cabelo e que há riscos para a saúde, pode causar alergia e afins. Por isso é bom ressaltar a importância do teste de mecha antes de qualquer procedimento capilar.

Minha experiência com anilina

Uso anilina para tonalizar há mais de 1 ano e nunca tive nenhuma reação ou alteração no cabelo/corpo. Já expliquei o processo neste post e amo o resultado. É possível controlar a intensidade da cor e fazer algumas misturas. A anilina suja as paredes sim. Suja as roupas e a pele, mas isso é questão de cuidado. Enfim, para mim o resultado é perfeito, porém cada pessoa sabe o que é melhor para seus cabelos.

Vale a pena?

Novamente, para mim, vale sim. Já utilizei “tonalizantes oficiais” e 1) desbota muito muito muito rápido, 2) é caro e 3) não fica da cor esperada, o que vai depender muito da cor que estará o cabelo.

Se for usar como “tinta” vai precisar descolorir (cuidado com esse processo). Quanto mais claro, mais intenso fica. Se o objetivo for uma cor fantasia/neon é só seguir em frente. Se não, adicione um pouco de vermelho que não fica neon. Usando como tonalizante no cabelo mais escuro ou já ruivo ele apenas melhora a cor.

Como é o processo de aplicação?

Já expliquei tudo no post de tonalização, mas não me importo de repetir (no post tem fotinhos). Eu utilizo água quente para dissolver uma quantidade de anilina, que é em pó. Se o objetivo é não causar danos ao cabelo, usar álcool não é uma boa opção, não é mesmo? Utilizo também cremes de tratamento que atuam junto na aplicação. Deixo bastante tempo porque isso não afeta na cor. A intensidade vai depender da quantidade que será colocada na mistura anilina dissolvida + creme. O cabelo deve estar lavado apenas com o xampu para manter as cutículas do cabelo abertas (li isso em algum lugar). Após aplicar no cabelo a anilina já pega e, praticamente, só fica o creme. Depois é só lavar normalmente. Simples.

Dicas

Sempre utilize luvas

Use roupas velhas e toalhas que podem sujar

Escolha bem o ambiente e tome cuidado para não manchar o chão, paredes, pia…

Use potes, pincéis e pentes que possam ficar manchados

Se possível, peça a ajuda de alguém para aplicar

Tente não passar muito na pele (testa, orelha, pescoço) porque pode ficar manchado

As manchas na pele saem com acetona (cuidado com a região do rosto)

Vai desbotar com as lavagens, mas nada muito exagerado

Lembrando mais uma vez que a anilina, assim como o Glicopan Pet e Monovin A (ambos para cachorro), remédios para cavalo, entre muitos outros são utilizados por aí. Vai de cada um escolher, pesquisar e testar antes de espalhar falsas notícias. Espero ter ajudado!

Anúncios

3 comentários sobre “Anilina no cabelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s