TCC: Parte 1 – O início da saga de conclusão do curso

Para quem ainda não sabe, eu estudo Publicidade e Propaganda e acabo de entrar no meu último ano na faculdade. Essa última parte vem junto com um lindo trabalho de conclusão de curso, também conhecido como TCC. “O que é TCC?” É onde o pobre estudante passa o ano todo criando, escrevendo, pensando, pesquisando e chorando pelo mesmo tema até o dia da formatura, praticamente.

Já imaginando o que está por vir, decidi postar aqui todos os processos desse ritual incrível que temos que passar para ter um diploma universitário. Portanto essa saga será dividida em etapas e postada durante todo o ano de 2017.

Estou começando do zero e quero compartilhar essa experiência aqui. Nunca fiz um TCC na minha vida e estou morrendo de medo, confesso. Então pode ser que o próximo ano seja um pouco bagunçado e mais confuso do que minha vida já é normalmente. Pode ser que eu mude de ideia e pode ser que as coisas mudem de um dia pro outro.

Na minha Universidade temos 3 opções de TCC para escolher: Campanha Publicitária, onde, em grupo, é escolhido um cliente real e monta-se toda uma campanha com todas as peças; Planejamento de Marketing, onde, também em grupo e com um cliente real, monta-se toda a parte de marketing sem a necessidade das peças; e Monografia, onde, sozinho, escolhe-se um tema na área da Publicidade e a partir disso é preciso fazer uma dissertação e análise em todos os sentidos.

Minha ideia inicial foi fazer  uma Monografia porque 1) não me encaixei em nenhum grupo desde que entrei nesse curso 2) dependeria só de mim e 3) acreditei, por algum momento, que tinha a capacidade de escrever uma monografia e passar por esse desafio.

Logo em seguida veio Bea me propondo uma campanha para algum segmento de Moda. Começou aí alguns tipo de choro: aquele de desespero para achar uma empresa que colaborasse conosco, o choro de medo de não montar um bom grupo e o de não conseguir o orientador que a gente queria. De brinde ainda começamos com algumas tretas e confusões por questões de afinidade com pessoas ao redor. Foi maravilhoso.

Em seguida, conseguimos nos resolver um pouquinho, achamos um orientador que abraçou nossa ideia e ainda conseguimos completar o grupo com as 5 pessoas. Ok, agora já conseguimos respirar.

No exato momento estamos correndo atrás de empresas que nos respondam e contribuam com o nosso trabalho. Nada está decidido 100%, então ainda tem algumas lágrimas para derramar. Estou muito empolgada e ansiosa para ver como vai ser o resultado de tudo isso. #VaiTime

Me desejem sorte.

Deixe um comentário

