Fotógrafa a bordo: processo seletivo

[Esse post foi escrito por um período de 6 meses, conforme os processos foram acontecendo]

Em 2017 um amigo de trabalho me falou sobre a ideia de trabalhar em navios e como isso poderia ser legal. No início achei que seria loucura, mas ele insistiu e nos inscreveu no site da agência. Um tempo depois fui chamada para uma entrevista via Skype mas acabei desistindo.

Em 2018, após sair do estágio e terminar a faculdade, me vi sem rumo. Não sabia muito bem o que fazer da minha vida e imaginei que embarcar seria uma opção. Me inscrevi novamente no site da agência Infinity Brazil e 3 dias depois eu já tinha uma entrevista marcada.

1- Entrevista com a Infinity

Dia 14/09/18

Essa primeira entrevista com eles é bem simples e rápida. A minha durou exatos 6 minutos. Começa em português e sem aviso ele começa a falar em inglês. As perguntas feitas foram sobre as minhas experiências como fotógrafa, o que eu fazia, o motivo de querer embarcar, se eu tinha tatuagem, pretensão salarial, se eu tinha portfolio online. No final ele explicou sobre os valores pagos e as Companhias que talvez eu fosse.

Em seguida eles enviam um e-mail dizendo se você foi aprovado e outro solicitando várias coisas que devem ser enviadas em 2 dias. No meu caso eles mandaram em uma sexta-feira e eu tive que correr para enviar tudo até domingo. Nesse e-mail eles pediram para enviar, de novo, um currículo em inglês, preencher o formulário médico, o formulário de experiências profissionais, enviar 5 fotos com as especificações técnicas, preencher um documento com as referências do trabalho anterior, cópia do passaporte e fazer 2 testes de perfil. Como eu não tinha passaporte eu disse que daria entrada assim que conseguisse e eles entenderam.

2 – Reunião via Skype

Dia 24/09/18

A segunda parte foi um bate-papo com mais 5 pessoas sobre a entrevista com a The Image Group. No horário marcado todos atenderam a chamada por Skype, que dessa vez foi apenas por áudio. Lá eles nos explicaram tudo sobre como seria o trabalho, o que precisaríamos levar, as câmeras usadas, a rotina no navio, os gastos que teríamos até o embarque. Falaram muito sobre como seria a entrevista presencial em São Paulo, que funciona como uma dinâmica em grupo para avaliar a capacidade dos candidatos. Durou mais ou menos 1 hora e pudemos tirar todas as dúvidas. Alguns dias depois eles enviaram um e-mail com a data e horário da entrevista com a Companhia, que seria também por Skype.

3- Entrevista com a The Image Group

Dia 27/09/18

A terceira etapa foi totalmente em inglês. Me preparei muito pois sabia que teriam perguntas técnicas sobre fotografia, então tive que “reaprender” tudo em inglês. As perguntas feitas foram sobre minhas experiências anteriores, o que eu já tinha fotografado, se eu conseguiria trabalhar 12 horas por dia e ficar longe da família, como eu lidaria com conflitos com um cabin mate. Ela também pediu para eu contar uma experiência em que tive que relevar alguma situação fotografando pessoas difíceis de lidar. Nas perguntas técnicas ela perguntou sobre a diferença entre modo prioridade de abertura e modo prioridade de obturador, como muda a quantidade de luz em um ambiente escuro. Essa entrevista durou mais ou menos 7 minutos.

No final de outubro a empresa entrou em contato comigo para saber se eu gostaria de mudar de Companhia pois a que eu estou aplicando ia atrasar com as entrevistas presenciais. Decidi continuar na que eu já estava, o que significou que eu teria de esperar até fevereiro para entrevista que estava prevista para novembro.

4 – Passaporte

Dia 19/10/18

Nesse período fui tirar meu passaporte e aguardar pacientemente até eles me chamarem para a entrevista presencial em São Paulo. Agendei tudo pelo site da Policia Federal e no dia marcado eu fui lá entregar os documentos e tirar a foto. Em 10 dias eu já estava com meu passaporte em mãos. É um processo bem mais simples do que eu tinha imaginado. O passaporte é obrigatório, então é bom já providenciar logo se você planeja embarcar.

Lá pro dia 20 de janeiro de 2019 eles me enviaram um e-mail confirmando a vinda da Companhia para o Brasil. A entrevista seria no dia 21 de fevereiro. Eu tinha 1 mês para me preparar e subir a serra. Comecei uma pesquisa desenfreada sobre como seria essa parte da seleção e não encontrei muita coisa. A maioria das informações estão escondidas em grandes grupos de tripulantes, então se você, assim como eu, está à procura de dicas aqui vai:

5 – Entrevista presencial em SP (New Hire Orientation)

Dia 21/02/19

Assim que confirmei minha presença eles enviaram as informações básicas do que aconteceria. Eu tinha que preparar uma apresentação de venda relacionada à fotografia, com duração de 60 – 90 segundo, para apresentar lá no dia. Tinha, também que ir vestida com roupa social e levar o passaporte. Ia ser no Hotel Ibis de Congonhas das 8h às 19h.

No dia marcado cheguei em São Paulo por volta das 5h30 da manhã e tive que ficar ali pelo aeroporto esperando até o horario de atravessar a avenida e ir para o hotel. Eu estava tão nervosa que nem sabia descrever. Perto das 7h40 fui para o local marcado e já tinha alguns candidatos por lá. Foram 13, no total.

(Essa parte pode ser chamada de treinamento ORIS/New Hire Orientation/Entrevista/Apresentação caso você esteja pesquisando em outros lugares)

Às 9h fomos todos para uma sala de reuniões do hotel onde a representante da Image estava nos esperando. Devidamente identificados com uma tag com nossos nomes e um número de ordem, nos sentamos e ouvimos ela explicar o que faríamos lá. Ah essa parte é 100% em inglês! Dica: treine tudo sobre venda e fotografia em inglês. Às vezes a gente acaba esquecendo ou não sabe como dizer certas palavras, então esteja preparado.

Começamos com as apresentações de vendas (em inglês) enquanto ela anotava tudo. A minha foi uma venda de um pacote de fotos. Dica: Monte a apresentação com antecedência, revise e confira se o pendrive está ok. Nessa hora o que conta é sua desenvoltura para falar sem gaguejar. Seja claro e direto.

Depois ela começou a explicar sobre TUDO o que nos esperava na vida a bordo. Falou das regras, de salário, cargos, cabines, prós e contras, câmeras, gastos e investimentos, etc. Nessa hora da pra tirar todas as dúvidas. Teve a pausa para o almoço, que foi pago por eles, e voltamos para o hotel.

Quando retornamos ela pediu que fossemos lá na frente, mais uma vez, para nos apresentar e dizer o porquê ela deveria nos contratar. Confesso que não tinha me preparado para essa parte e fiquei bem nervosa. Dica: Novamente, seja claro e direto. Conte suas experiências de forma breve. Fale fluidamente e não enrole se sentir que não saberá o que dizer.

No final tivemos que fazer 2 provas: uma com 50 questões de gramática, matemática e lógica para serem respondidas em 15 minutos. É praticamente impossível terminar, então as que eu vi que não sabia já pulava para responder o máximo que conseguisse. A segunda foi sobre o que ela já tinha falado de manhã para ver se tínhamos entendido de fato. Dica: Leve caneta e um bloquinho para ir anotando as coisas que ela fala.

Depois disso tiramos uma foto em grupo e fomos liberados. Não tivemos um treinamento prático, apesar deles terem pedido para levar a câmera. A resposta sairia dali a 1 semana.

6 – Aprovação

Dia 27/02/19

4 dias depois da entrevista recebi um e-mail pedindo uma cópia do meu passaporte (que estava pendente). Enviei e 2 dias depois eles me enviaram a resposta: Aprovada!

Em meio a euforia recebi também vários outros e-mails cheio de coisas para preencher, documentos para enviar e agendamentos para fazer. O que me foi solicitado para um prazo de 5 dias:

Passaporte (cópia em jpg)

Termo do candidato (é tipo um contrato que você afirma que está ciente dos processos, valores, prazo de contrato, regras. Deve ser autenticado em cartório)

Antecedentes Criminais (português e inglês)

Image Joining Memorandum (documento com as suas informações, medidas de roupa e informações sobre o equipamento utilizado a bordo)

Medical Authorization & Release of Information (Deve ser assinado)

Carteira de Vacina- Vacina de Varicela (R$ 175)

Agendamento do visto C1D (U$160 = R$ 608)

Agendamento do curso STCW e SSA (Shelter – R$ 1000)

Agendamento dos exames médicos (Premedical R$ 810)

Algumas questões: para agendar o curso é necessário pagar o valor de R$ 100 para a agência. Os agendamentos eram para dali a 15 dias, o que significa que todos os valores deveriam ser pagos nesse período. Minha sorte é que tudo o que eu precisava fazer tinha aqui perto, em Santos. Caso você seja de outra cidade/estado terá que bancar hospedagem e alimentação nos 5 dias de curso. Dica: guarde dinheiro para essa etapa porque a Image só reembolsa o visto, o resto é por sua conta. Algumas coisas dá pra parcelar em poucas vezes, mas o visto não.

Parece que são coisas muito complicadas mas a agência envia várias instruções para cada coisa que deve ser feita. É uma correria gigantesca e nem tudo fica pronto junto. Tive a sorte de pegar o feriado do Carnaval no meio disso tudo, o que atrasou algumas coisas.


No próximo post vou contar como funcionam os exames, o curso, visto e outros detalhes importantes que aprendi nessa etapa.

Um comentário sobre “Fotógrafa a bordo: processo seletivo

Deixe um comentário